PAP Varal de Bexigas

Oi, gente! Faz tempo, né? Isso é que dá fazer várias coisas ao mesmo tempo.  Alguém acaba ficando sozinho por um tempinho… Mas não esqueci de vocês!

Hoje venho atender a um pedido de uma amiga (posso te chamar assim? ^_^). Ela me pediu para fazer um PAP (passo a passo) do Varal de Bexigas.

Nunca tinha feito um PAP, então me desculpem a qualidade das fotos e a cor única do papel de seda. Era o único que tinha em mãos, mas acho que dá para entender direitinho.

Alguns passos podem parecer óbvios demais, mas preferi pecar pelo excesso… rsrsrs

Se ainda tiverem dúvidas é só entrar em contato, deixar comentários e vou fazer o possível para que entendam tudo direitinho, tá?

Bom, vamos lá (respirando fundo… 1, 2, 3…já!)

Eu comecei pelo molde. Fiz em papel sulfite, mas você pode fazer em um papel rascunho, cartão, alguma embalagem que ia jogar fora…

Primeiro eu dobrei uma folha A4 no meio (veja a marquinha ^_^)

Fica assim:

Daí desenhei a metade da figura de uma bexiga cheia, amarradinha. Ai, será que vocês conseguem enxergar na foto aí embaixo? Ficou muito ruim a foto aqui no site…  :(

Acho que vendo o trabalho final vocês entendem como desenhar, não? Se quiserem, escrevam nos comentários, mandem um e-mail e eu posto um molde mais bem montado. Desculpem essa falha…

Notem que é preciso fazer o desenho no lado da dobra do papel sulfite. Quando cortarem, ficará assim:

E quando abrirmos, ficará uma bexiguinha perfeitinha, com os dois lados iguais! ^_^

Para quem vai cortar vários papéis de seda, aconselho fazer esse molde em papel cartão, embalagens como caixa de cereais, tetrapack, ou outro material mais firme. Vão poder usar várias vezes sem que o molde comece a ficar torto.

Lembrem-se também que este é o método básico de fazer o molde. Usem esses passos para fazer o tamanho que quiserem. Este que eu fiz tem aproximadamente 18 cm de altura.

Agora é a vez do papel de seda!

Dobrei ao meio e depois ao meio de novo, mas no sentido do comprimento. Será que dá para perceber pela foto? Acho que não muito, né? O papel vai ter a forma de faixa ou em paisagem.

Caso o molde de vocês tenha um tamanho diferente deste que estou mostrando, tenham em mente que a dobra do papel deve sempre respeitar o tamanho do molde, como mostra a figura abaixo:

Agora vamos dobrar a faixa de papel de seda. Dobre o molde ao meio e posicione de forma que fique como na próxima foto. E prestem atenção para posicionar a parte dobrada do molde com a parte dobrada do papel de seda, daí você vê qual a largura ideal. Deixem sempre uma sobra de papel de seda (como lá na pontinha do meu dedo) em relação ao molde, ok?

Definida a largura, continuem a dobrar como se fosse uma sanfoninha.

Pegue o molde e risque o desenho na sanfoninha. Eu desenhei com canetinha, só para ficar bem evidente, mas vocês devem riscar com lápis, bem fraquinho para não interferir no trabalho final, ok?

Vejam que a dobra do molde coincide com a dobra da sanfoninha. Caso contrário, não dá certo, tá?

Corte no risco e teremos as bexigas de papel. ^_^ Eu guardo as sobrinhas de papel para usar em algum outro projeto, amassar e encher a caixinha de entrega para proteger as encomendas ou mando para a reciclagem! ^_^

Agora a parte mais importante de todas! A colagem!

Pegue uma das bexiguinhas e passe cola na marquinha da dobra, bem no meio. Cola branca, escolar serve! Não precisa passar muito, ok? Eu acabei exagerando um pouco para deixar bem claro onde passar. Mas como o papel de seda é fininho, pode amassar demais, extravasar para as outras partes, além de ser um desperdício, né? ^_^

Cole outra bexiguinha por cima, posicionando direitinho antes de unir na parte da cola. No começo pode ser meio difícil, mas logo vocês pegam o jeito!

Agora passe cola nas bordinhas laterais da bexiga aberta. Notem que NÃO  precisa passar cola em toda a lateral. Será que vocês conseguem enxergar a cola na lateral direita e esquerda na foto abaixo? São cerca de 5 cm de cada lado, ok?

*** Passo muito importante. Se tiverem dúvidas, escrevam para mim antes de começar a colar, ok??? ***

Pegue outra bexiguinha e cole por cima. Acerte direitinho para não ficar torto. Ou ficar o menos torto possível! ^_^

Prosseguindo, a colagem vai intercalar as camadas como fizemos esses  primeiros passos. Passe cola na marca do meio e cole outra bexiguinha. Passe cola nas laterais e cole mais uma bexiguinha.

Nota importante:  A última bexiguinha deve ser colada no meio e não nas laterais. Prestem atenção direitinho quando as bexiguinhas estiverem acabando para não faltar! (Vejam a foto abaixo como fica no final!)

Daí vocês me perguntam: por que? ^_^ Na hora de abrir o enfeite para colar no local que desejam, se a última estiver colada nas laterais eu não consigo abrir assim como na foto abaixo. Entenderam? ^_^

Vocês podem usar várias cores de papel de seda. Fazer vários varais, cada um de uma cor ou mesclar como na foto abaixo.

Só lembrem de um detalhe: quando passarem cola no meio, unirem duas bexiguinhas de cores IGUAIS e só mudar de cor quando for colar bexiguinhas depois de passar a cola nas laterais. Deste modo conseguimos ter esse efeito de “bexiguinha cheia” quando abrimos o enfeite. Será que fui clara? rsrs ^_^

Ou façam do seu modo, né? ^_^ Vai do gosto, criatividade de cada um! (Olha eu querendo restringir as suas ideias! Que horror! rsrsrs)

Façam do tamanho que precisarem, seja na altura da bexiga, seja no comprimento do varal!

Eu usei adesivo dupla-face nas pontas para colar as extremidades e posicionar no espelho e na parede. Façam o que acharem melhor e puderem usar, né? ^_^ Furar com uma agulha com linha e dar um nozinho na bexiga e amarrar a linha em algum lugar também pode ser uma boa ideia…

Falando em ter ideias novas, surgiu essa… Que tal colar só a lateralzinha de uma com outra? Se vocês fizerem em outro papel mais encorpado, usando o mesmo molde, dá para colar letras  em cada bexiga, formar nomes, frases… Outro enfeite para sua festa!

Espero que tenham gostado e compreendido tudo. Estou disponível para quaisquer outras questões. Se fizerem os seus, postem links (pode ser uma foto no Facebook,  Orkut, blogs, fotoblogs, Thumblr, Flickr, Twitter…), escrevam nos comentários o que os outros acharam do seu feito, se tiveram outras ideias a partir desse PAP. Vai ser divertido ver onde chegamos, não? ^_^

Compartilhem por aí se quiserem, mas por favor dêem os créditos e o link para esta página.

Se você achou que não tem como fazer sozinho(a), entre em contato e encomende comigo. Farei no maior capricho e no seu gosto!

Obrigada pela visita. Espero postar novos produtos em breve. E quem sabe novos PAP’s? ^_^

Adoraria saber sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s